26 Setembro 2014

O Ilustre Romancista Orhan Pamuk Percorreu a Exposição, “Mais do que o Sr.5%: Os Primeiros Anos de Vida De Calouste Gulbenkian

O escritor Orhan Pamuk recebeu em 2006 o Prémio Nobel da Literatura

The-Early-Life-of-Calouste-Gulbenkian-Exhibition-destaque

A exposição Mais do que o Sr. 5%: Os primeiros anos da vida de Calouste Gulbenkian está neste momento aberta ao público. Um dos seus primeiros convidados foi o romancista Orhan Pamuk, que no dia 3 de Outubro 2014, visitou a exposição, em conjunto com o Presidente da Fundação e Eduardo Marçal Grilo, membro do Concelho de Administração.

Orhan Pamuk nasceu em Istambul no ano 1952, no mesmo distrito onde vive hoje em dia. Embora durante a sua infância tenha aspirado ser artista, tendo brevemente seguido o curso de arquitetura, aos 23 anos, depois de ter acabado o curso de jornalismo, decidiu ser escritor. As suas obras foram traduzidas em 61 línguas, e foram-lhe atribuídos inúmeros prémios literários. No ano 2006 a revista TIME nomeou-o como uma das 100 pessoas mais relevantes e tornou-se a segunda pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Literatura.Mr. Pamuk at

O escritor foi recebido por Razmik Panossian, Diretor do Serviço das Comunidades Arménias, e Jonathan Conlin, comissário da exposição. Foi-lhe concedida uma visita guiada e esclarecimentos sobre os anos primórdios do Fundador.

A exposição Mais do que o Sr.5%: os primeiros anos da vida de Calouste Gulbenkian é baseada numa recente investigação sobre a primeira metade da vida de Gulbenkian, que pretende divulgar novas áreas da sua vida, acerca das quais nada se sabia anteriormente. Trabalhando em arménio, otomano, turco, francês, inglês e português, um pequeno grupo de investigadores dedicou-se a decifrar as cartas, dossiês e outros registros conservados no Arquivo da Fundação.

“Foi uma honra ter tido Orhan Pamuk a visitar a exposição” constatou Razmik Panossian, “esperamos que através desta possamos salientar a história pessoal do nosso Fundador, um Arménio Otomano, ao público Português e internacional.

Para mais informações sobre esta exposição faça o download do folheto.
A exposição está aberta desde dia 3 de outubro até dia 3 de Novembro.
Para mais informações sobre a Semana da Cultura Arménia (12-19 de Outubro), poderá fazer o download do programa em pdf