Sobre o filme exergue – on documenta 14
Com Dimitris Athiridis e Adam Szymczyk
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Estúdio Centro de Arte Moderna GulbenkianA conversa será em inglês com tradução simultânea para português.
Este filme envolvente de 14 horas, que demorou quase 10 anos a ser realizado, segue de perto Adam Szymczyk e a sua equipa de curadores, à medida que desenvolvem a sua proposta radical e controversa para a histórica edição de 2017 da mais importante exposição de arte do mundo.
A ambiciosa documenta 14 de Szymczyk levou a exposição quinquenal, pela primeira vez, a duas cidades: Kassel, na Alemanha (a sua sede histórica, desde 1955), e Atenas, na Grécia – o centro da crise financeira da Europa na altura. Em muitos aspetos, o filme documenta o fim de uma era cultural, o início da próxima e a porta de entrada para um futuro incerto, através de um filme observacional de notável acesso, acuidade e transparência.
Este documentário épico apresenta uma reflexão sobre o lugar, as políticas e a função da arte contemporânea e das suas instituições, numa paisagem global em inexorável mudança.
Athridis e Szymczyk reencontram-se no CAM, para uma partilha sobre os processos de conceção da documenta 14 e de criação do filme.
Integrado na programação do DocLisboa 24, o filme será exibido em 3 partes, em diferentes sessões, nos dias 21, 22 e 23 de outubro, na Culturgest.
Oradores
-
Adam Szymczyk
Adam Szymczyk (Piotrków Trybunalski, Polónia, 1970) é um curador, autor e editor que vive em Zurique, na Suíça. Estudou História da Arte na Universidade de Varsóvia e foi cofundador da Foksal Gallery Foundation, onde trabalhou como curador de 1997 a 2003. Foi Diretor e Curador-Chefe da Kunsthalle Basel entre 2003 e 2014, e foi Diretor Artístico da documenta 14 em Atenas e Kassel entre 2014 e 2017. Foi Curador-geral no Stedelijk Museum de Amesterdão de 2020 a 2024, e fundou em 2022 a Verein by Association, uma associação sem fins lucrativos para as artes e a cultura contemporâneas em Zurique.
-
Dimitris Athiridis
Dimitris Athiridis é um realizador de documentários e fotógrafo de Salónica, na Grécia. Depois de concluir os seus estudos em engenharia, trabalhou como fotógrafo e diretor de fotografia em publicidade. Como realizador, cria estudos profundos de personagens, abordando-os como aventuras existenciais. Entre os seus trabalhos anteriores contam-se T4 Trouble and the Self Admiration Society, uma exploração da vida enigmática do anti-herói do rock Terry Papadinas, e One Step Ahead, que narra a viagem de Yiannis Boutaris, um produtor de vinho iconoclasta, durante a sua candidatura a presidente da câmara de Salónica, desafiando o poder político.
-
Justin Jaeckle
Justin Jaeckle é curador, escritor e editor, trabalhando nas áreas da imagem em movimento, da arte e da cultura contemporânea. É programador associado do Doclisboa Festival Internacional de Cinema, onde tem sido programador e membro do comité de seleção desde 2016, tendo sido, em 2023, curador da retrospetiva “O Documentário em Marcha: Conturbados Anos 30 na América do New Deal”. Anteriormente, foi curador de programas para e em parceria com a Tate Britain e Tate Modern, Design Museum, Royal College of Art, Victoria & Albert Museum, Barbican Art Gallery and Cinema, Cinemateca Portuguesa e Ampersand. Em 2024, foi curador de exposições para a Culturgest e MAC/CCB.
-
Luísa Santos
Luísa Santos (Lisboa, 1980) é Doutorada em Estudos de Cultura pela Humboldt & Viadrina School of Governance, Berlim, e Mestre em Curating Contemporary Art pela Royal College of Art, Londres. É Professora Auxiliar e Investigadora em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e curadora independente desde 2009. Os seus projetos revelam um particular interesse no papel social da arte e da instituição artística, bem como nos formatos e metodologias que lhe estão associados.
Programa
19:00 / Introdução
19:05 / Conversa
19:50 / Perguntas e respostas
20:30 / Encerramento
Ficha técnica
Imagem principal
Still de exergue - on documenta 14 / Cortesia de Kino Rebelde
Parceria
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.