Oficinas de desenho: Desenho no Museu

Slider de Eventos

As oficinas de desenho estão de volta às salas do museu! Uma vez por mês, junte-se a Catarina Dias, artista visual, e explore a sua criatividade. Em cada sessão começamos por observar obras escolhidas na coleção permanente, seguindo-se exercícios específicos e um momento de desenho livre. Em janeiro, o mundo real é o ponto de partida para uma reflexão sobre o olhar subjetivo de cada um. Em fevereiro, detemo-nos sobre como a sensação guia o olhar – e a mão que desenha. Em março, é a vez de tirarmos os olhos da página e pensarmos os espaços amplos e os horizontes largos no nosso entorno.

Conceção e orientação: Catarina Dias


SESSÕES

O desenho aproxima-nos do que estamos a ver e é o registo dessa surpresa, que pode surgir quando decidimos olhar de forma diferente aquilo que está diante de nós. Nesta sessão, debruçamo-nos sobre a importância da linha e sobre como ela possibilita um novo encontro com aquilo que pensamos conhecer.

Nesta sessão, vamos tomar atenção ao espaço da folha de papel. O que gira em volta daquilo em que estamos a focar a nossa atenção? De que maneira é que este elemento influencia o objeto que escolhemos observar?

Nesta sessão, fazemos um caminho inverso ao da sessão anterior olhando para o espaço fora da folha de papel. De que modo é que o espaço que nos rodeia nos influencia na construção do que observamos?  


INFO ADICIONAIS

  • Possibilidade de desconto a participantes em situação de desemprego (50%), mediante apresentação de documento comprovativo, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol.