CAM em Movimento: António Jorge Gonçalves

O ilustrador António Jorge Gonçalves criou um projeto para os tapumes que envolvem as obras do edifício do CAM.

Slider de Eventos

Autor de banda-desenhada e ilustrador, António Jorge Gonçalves foi convidado para desenvolver um projeto para a cerca de tapumes que protege os trabalhos de requalificação do edifício do CAM e de ampliação do Jardim Gulbenkian. Concebeu para este primeiro trabalho, instalado na rua Dr. Nicolau de Bettencourt, uma série de 23 desenhos que, a partir do voo do pato-real (ou pato Mallard), uma espécie particularmente bem-adaptada ao ecossistema do Jardim, liga até ao presente os diferentes tempos e as diferentes ocupações e acontecimentos deste espaço público lisboeta.

Curadoria: Ana Vasconcelos


BIOGRAFIA

Nasceu em Lisboa. Licenciou-se em Design de Comunicação em Lisboa (Escola Superior de Belas-Artes) e fez mestrado em Cenografia para Teatro em Londres (Slade School of Fine Art), onde foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Tem criado – a solo e com outros escritores – novelas gráficas e livros onde texto e imagem se relacionam de forma experimental, publicados e expostos em Portugal, Austrália, Bélgica, Brasil, China, França, Macau, México, Espanha, Coreia do Sul e Reino Unido.

Concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objetos em Retroprojetor que tem utilizado na criação de espetáculos com músicos, atores e bailarinos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suécia, EUA, México, Brasil, Colômbia, Argentina, Uruguai e Japão.

Criou o projeto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Fez semanalmente cartoon político para o jornal Público (Inimigo Público), tendo publicado também no Le Monde e Courrier Internacional, e sido premiado no World Press Cartoon. Foi Prémio Nacional de Ilustração 2014 (DGLAB).

Atualmente leciona Banda Desenhada na Faculdade de Belas-Artes (Lisboa).


IMAGENS DA INSTALAÇÃO


CAM EM MOVIMENTO

CAM em Movimento é uma programação «fora de portas», que reúne um conjunto de intervenções site-specific de artistas e exposições com obras da Coleção em diferentes espaços da cidade de Lisboa e da área metropolitana.

Saber mais

PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR

CAM em Movimento I
Quarta, 10 de novembro, 17:00 / Facebook
Com Benjamin Weil e Rita Fabiana
Em português e em inglês
Saber mais

 

CAM em Movimento II
Terça, 14 de dezembro, 17:00 / Facebook
Com Patrícia Rosas e Rita Albergaria
Em português
Saber mais

 

Lugar do Voo — Visita-conversa
Sábado, 29 de janeiro, 26 de fevereiro; 19 de março, 15:00 / Rua Dr. Nicolau de Bettencourt
Com o artista António Jorge Gonçalves e a curadora Ana Vasconcelos
Em português
Saber mais