Mostra de curtas

Curso de Formação Avançada em Realização de Cinema e Televisão

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Nestas sessões, o Estúdio do CAM recebe sete curtas-metragens resultantes do curso de formação avançada em Realização de Cinema e Televisão, promovido no Porto pela Fundação Gulbenkian e a Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa em 2022.

Direcionado para oito profissionais ou realizadores em início de carreira, o curso ofereceu um programa de criação artística que culminou com a realização de oito filmes, que têm circulado pelos principais festivas de cinema.

Durante várias semanas, os participantes selecionados tiveram a oportunidade de contactar com realizadores e artistas internacionalmente reconhecidos (Céline Sciamma, Lucrecia Martel, Atom Egoyan, João Rui Guerra da Mata e Mariana Gaivão), bem como técnicos e criativos com trabalhos relevantes nas áreas do cinema e da televisão (Pedro Lopes, Nuno Artur Silva, Luís Urbano e Rui Poças, Graça Castanheira e Teresa Paixão). Os filmes realizados tiveram tutoria artística de Marco Martins e João Canijo.

Deste curso resultaram oito curtas-metragens, sete das quais são agora apresentadas no Estúdio do CAM. 

O filme de Ágata de Pinho, CruA+PorosA, não será exibido, em virtude da sua estreia prevista num festival, no decorrer de 2025.


Biografias


Programa

Cleópatra & António, de Diego Bragà

Portugal, 2023, Ficção, 20:38
Guerra. Cleópatra e António fecham-se no mausoléu enquanto o Brasil é recolonizado. A palavra colonização ganha vida e a natureza reage à destruição da Terra a partir do desejo de imortalidade. Na iminência da sua morte, António pede uma lullaby. Numa dança de acasalamento fúnebre duas personagens históricas e tirânicas sonham, em plena guerra, uma política não-binária do Amor. Nesta reescrita de-colonial e queer da trágica peça de Shakespeare, o Egito é o Brasil e Roma é Portugal.

Felicidade numa Panela, de Clara Jost

Portugal, 2023, Doc., 19:14
Enquanto cozinha, Yaxuan repara que a sua panela produz um som peculiar. Esse som dará origem uma deambulação em torno do ritual da alimentação, que aparece como ponte entre o passado e o presente.

Pedra Seca, de Luísa Mello

Portugal, 2023, Ficção, 24:43
Uma mulher de 60 anos, hipersensível a ondas eletromagnéticas, vive isolada no campo. A sua vida transforma-se quando uma rapariga de 30 anos, de natureza nómada, resolve ocupar a única casa próxima da sua. Uma relação de proximidade é construída ao passo que um muro de pedras é erguido entre as casas. Pedra Seca é um filme com poucas palavras sobre as relações humanas, sobre as diversas fronteiras que erguemos entre nós e os outros. Na confrontação com a solidão, com a estranheza do outro, surge a possibilidade do encontro.

The Illusion Of An Everlasting Kiss, de Marta Sousa Ribeiro

Portugal, 2023, Ficção, 15:56
Um dia de novembro no Porto, numa praça onde skaters saltam um lanço de escadas. Três personagens partilham entre si um momento que visualmente se bifurca em três planos subjetivos e que, sem diálogos, se propõem a caracterizá-las emocionalmente. Diante da impossibilidade em aceder à subjetividade do outro, é posta em causa a ideia de amor partilhado.

Chuvas de Verão, de Mário Veloso

Portugal, 2023, Ficção, 15:00
Interrompendo o silêncio pontuado pelas chuvas de fim de verão, um grupo de rapazes perturba a memória matriarcal de um quarto antigo. Perante a iminência do perigo, os rapazes mais velhos disputam a liderança. Quando a tarde avança, com a intensidade das chuvas e o aumento do calor dentro do sótão, partem para a violência. Na fragilidade de um corpo ferido, Chico, o mais novo e mais desajustado, encontra um prenúncio trágico de desejo.

Maria Henriqueta Esteve Aqui, de Nuno Pimentel

Portugal, 2023, Doc., 13:40
1872. O Imperador do Brasil, D. Pedro II, viaja até à cidade do Porto e fica hospedado no Grand Hôtel du Louvre, propriedade de Maria Henriqueta de Mello Lemos e Alvelos.
No presente, a tentativa de fazer um filme sobre este episódio transforma-se numa invocação. Maria Henriqueta está connosco. Memórias, sons e sensações tomam conta do ecrã e ajudam a construir uma geografia emocional da nossa invisível protagonista. Esta é uma fantasmagoria dos sentidos. Uma boa assombração.

Gardunha, de Ana Vilela Costa

Portugal, 2023, Ficção, 17:42
M., uma artista de música eletrónica, está em fuga. Procura refúgio numa zona rural após um evento traumático que nunca chegamos a conhecer. O contraste entre M. e o ambiente que a circunda é evidente. M. é uma pessoa profundamente urbana num ambiente profundamente rural.
O filme mostra-nos cerca de 48 horas na vida de M. À medida que se vai embrenhando naquela realidade, vê-se confrontada com uma realidade inesperada, fenómenos que a sua mente racional não consegue compreender, encontros imediatos, sons sorumbáticos e inexplicáveis.
A fuga inicial dá origem a uma viagem transcendental onde a sua visão do mundo é posta em causa, culminando num encontro com outros mundos.

Ficha técnica

Imagem

Still do filme António & Cleópatra, de Diego Bragà

Parceria

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.

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