Nesta sessão, a autora, educadora e programadora Kerstin Stakemeier e a curadora e dramaturga Sarah Lewis-Cappellari vão conversar sobre racismo, colonialismo e exílio/expatriação a partir do filme «Meeting the Man: James Baldwin in Paris», de Terence Dixon.
O documentário de 1970 é um encontro com o escritor James Baldwin, uma das mais proeminentes figuras da literatura americana do século XX. Passando por várias zonas icónicas de Paris, onde Baldwin vivia na altura, a equipa de filmagem procura retratar o autor deixando de parte o ativismo político que sempre esteve na base do seu trabalho.
Baldwin mostra-se descontente com a situação e o resultado é um confronto fascinante, e muitas vezes desconfortável, entre o escritor e os cineastas, no qual se reflete sobre as ideias de revolução e colonialismo. O escritor fala ainda da sua condição de expatriado negro na Europa, em particular em França.
Imagem: Still do filme «Meeting the Man: James Baldwin in Paris» (1970), de Terence Dixon
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.