Jogar a um novo mundo: role play como ferramenta de especulação
Workshop de experimentação com artistas
Slider de Eventos
Data
Local
Sala 2 Fundação Calouste GulbenkianPreço
Descontos
50% – Situação de desemprego (mediante apresentação de documento comprovativo no momento da atividade, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol)
Na sequência das metodologias que a artista Odete tem desenvolvido nos últimos tempos a partir das suas práticas de ficção especulativa à volta da eroto-historiografia e da paranoia, este é um workshop que dá ferramentas para especular sobre a História e a sua retórica.
Delirando a partir de conceitos como o larping − um tipo de jogo coletivo em que as pessoas se vestem de personagens criadas para habitar um mundo de fantasia que definido em coletivo −, e o RPG − um jogo que envolve atravessar uma série de aventuras vivendo a pele de uma personagem definida, na maior parte das vezes, por uma outra pessoa −, este workshop estrutura-se como um jogo onde cada participante desenvolverá personagens e aventuras que irão desembocar num storytelling coletivo.
Conceção e orientação
Odete
Artista multidisciplinar, Odete (n. 1995, Porto) explora a música, artes visuais, performance e teatro. Apresenta as suas criações em diferentes espaços, como Teatro São Luiz, Teatro Municipal do Porto, Mala voadora , TNDM II , CAPC, Festival Iminente, Rua das Gaivotas 6, entre outros. Recentemente ganhou o prémio ReXform para as artes performativas, a partir do projeto "On Revelations and Muddy Becomings" no MAAT e em colaboração com a BoCA bienal. Na área da música, editou EP’s e álbuns pela Genome, New Scenery, Rotten: Fresh ou Naivety. Apresentou a sua primeira exposição a solo n'O Bardo e, mais recentemente, a exposição LYSIS, com Diana Policarpo no Quéréla. Lançou o seu primeiro livro de poesia intitulado The Elder Femme and other Stone Writings (Pântano Books). Entre 2022 e 2024 integra o Future Laboratory, um projeto europeu de investigação performativa.