Desenho criativo: os traços na obra de Graça Morais

Curso online

Slider de Eventos

Partindo da obra de arte Mapas e o Espírito da Oliveira de Graça Morais, este curso propõe criar uma relação com o desenho através da experimentação das técnicas artísticas e da descoberta das relações compositivas propostas pela artista. Utilizando riscadores e suportes que tenhamos em casa, propomos aprofundar a prática do desenho através da observação e desconstrução de um objeto escolhido por cada participante. Ao longo de 5 sessões, vamos observar e interpretar em conjunto e descobrir individualmente como a leitura de uma obra de arte nos pode sugerir metodologias para experimentarmos o desenho de forma criativa.

Conceção e orientação: Rita Luiz, Mariana Oliveira Wemans (apigmenta)


MATERIAIS NECESSÁRIOS

Grafites, lápis de cor, marcadores, pasteis de óleo, pastéis secos, ecolines, papel com alguma gramagem


DESENHOS CRIATIVOS DOS PARTICIPANTES 

© Ana Garcia
© Ana Silva
© Andreia Dias
© Elisabete Silva
© Filipa Brigham
© Maria Ribeiro
© Maria Silva
© Teresa Loja
© Rita Matias
© Ângela Belindro

Programa

1.ª sessão: observação e interpretação da obra no seu todo

2.ª sessão: desenho de observação, a partir de um objeto que cada participante escolheu, e que tem em casa

3.ª sessão: descoberta de outras formas de representação, inspiradas pela obra de Graça Morais e pela intuição criativa de cada participante (desenho de contorno, claro-escuro, relação figura-fundo)

4.ª sessão: continuação e experimentação de suportes diferentes (caixa de cereais, por exemplo); como também, experimentação compositiva (organização do objeto no suporte)

5.ª sessão: produção de um desenho criativo, culminando este curso.


A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante o curso Desenho criativo: os traços na obra de Graça Morais, para a preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].