Curso teórico-prático: O caderno como ferramenta exploratória

Slider de Eventos

Um dos melhores locais para se explorar novas soluções gráficas, criativas, ousadas e… sem compromisso é exatamente o caderno. Promovendo a liberdade máxima de registo, um caderno pode tornar-se um diário — o famoso diário gráfico. Neste curso, composto por três sessões distintas, a decorrerem no Jardim Gulbenkian e dedicado a professores e pessoas de qualquer idade e formação profissional, serão propostos exercícios que abram novas possibilidades visuais e despertem a vontade de continuar a desenhar e a pensar dentro do caderno. 

Conceção e orientação: Mário Linhares


SESSÕES

Nesta primeira sessão vamos desconstruir a ideia de que um diário gráfico é um caderno com desenhos. O papel do texto torna-se fundamental para ampliar aquilo que um desenho consegue dar. Por outro lado, o desenho chega a territórios e imaginários que as palavras ainda não inventaram. Conciliando os dois, vamos explorar o Jardim Gulbenkian de modos surpreendentes.

A nossa capacidade de ver ao longe e ao perto será o tema de inspiração para esta sessão. Focados sobretudo na relação de escala entre as árvores de grande porte do jardim Gulbenkian e as pequenas espécies rasteiras que as rodeiam, serão feitos vários desenhos e apontamentos escritos acerca dessa relação de improvável convivência harmoniosa.

E se o proprietário do nosso caderno fosse Alberto Caeiro? Que espaços percorria no Jardim Gulbenkian e onde deteria o olhar? Nesta sessão vamos compreender um pouco das características de Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, e deixar que sejam eles a conduzir o olhar e o registo no caderno.


INFO ADICIONAIS

  • Estas sessões destinam-se a professores de todos os níveis de ensino, outros profissionais da área educativa ou interessados nestas áreas;
  • As três sessões são independentes, e cada sessão tem a duração de 3 horas;
  • Possibilidade de desconto a participantes em situação de desemprego (50%), mediante apresentação de documento comprovativo, emitido há menos de 6 meses num dos seguintes idiomas: português, inglês, francês e espanhol; 
  • Grande parte do curso acontece no Jardim, independentemente das condições atmosféricas. Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados.