Convidados de Verão

Joalharia Contemporânea em Portugal

A joalharia contemporânea em Portugal é o tema desta edição dos Convidados de Verão, em que a curadora Cristina Filipe estabelece relações entre joias criadas em Portugal e obras do Museu Gulbenkian.

Event Slider

A edição de 2019 da iniciativa Convidados de Verão tem como tema a joalharia contemporânea em Portugal. A partir da pesquisa da curadora Cristina Filipe, também ela artista e investigadora,são estabelecidas relações entre joias contemporâneas e obras do Museu Gulbenkian.

A mostra segue a linha cronológica da exposição permanente da Coleção Moderna, apresentando joias realizadas entre 1958 e 2018 por artistas representados na Coleção como Jorge Vieira, José Aurélio, Maria José Oliveira, Vítor Pomar ou Pedro Cabrita Reis. São também criadas ligações cronológicas, simbólicas, formais e conceptuais entre peças da Coleção Moderna e obras de joalharia. 

Estão ainda presentes artistas como Alberto Gordillo, Kukas, Tereza Seabra ou Alexandra de Serpa Pimentel, entre outros, que iniciaram uma mudança na joalharia em Portugal desde a década de 1960. Esta transformação, paralela à que se verificou nas artes plásticas, demarcou a joalharia do campo das artes decorativas e aplicadas no qual esteve integrada ao longo da história da arte.

Esta iniciativa estende-se à Coleção do Fundador, onde trabalhos de artistas joalheiros contemporâneos dialogam com as obras de René Lalique. A par, surge a primeira publicação sobre joalharia contemporânea em Portugal, da autoria da curadora distinguida com o Susan Beech Mid-Career Artist Grant do Art Jewelry Forum.

Este é o terceiro momento da iniciativa Convidados de Verão, que tem como objetivo propor novas leituras das exposições permanentes do Museu Gulbenkian. Na edição de 2016, vários artistas contemporâneos dialogaram com a Coleção do Fundador. Em 2018, o cineasta Joaquim Sapinho apresentou um percurso na Coleção Moderna com obras e objetos pessoais de Calouste Gulbenkian.

Leia a entrevista com a curadora.

Curadoria: Cristina Filipe

 

Artistas em exposição: Ana Albuquerque, David de Almeida, Helena Almeida, Inês Almeida, Zambeze Almeida, Vasco Araújo, José Aurélio, Maria Beatriz, René Bertholo, Joaquim Bravo, Pedro Calapez, Fernando Calhau, Carla Castiajo, Rui Chafes, Paula Crespo, Teresa Dantas, Patrícia Domingues, José Escada, Dulce Ferraz, Carla Filipe, Filomeno, Fernanda Fragateiro, Mariana Gomes, Inês Gonçalves, Alberto Gordillo, Ana Hatherly, Leonor Hipólito, Ana Jotta, Manuel Júlio, Kukas, René Lalique, Alexandra Lisboa, Jorge Martins, Teresa Milheiro, Marília Maria Mira, Leonel Moura, Carlos Nogueira, Luís Noronha da Costa, Inês Nunes, Maria José Oliveira, António Palolo, Alexandra de Serpa Pimentel, António Costa Pinheiro, Júlio Pomar, Vítor Pomar, Grupo Puzzle, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Alexandra Ribeiro, Joana Rosa, Túlia Saldanha, Julião Sarmento, Margarida Schimmelpfennig, Tereza Seabra, Artur Cruzeiro Seixas, Hein Semke, Pedro Sequeira, Catarina Silva, Diana Silva, António Soares, Manuela Sousa, Jorge Vieira, Manuel Vilhenae e Xana.


Programa

À conversa com a curadora Cristina Filipe Sábado, 20 julho, 15:00 Saber mais
Apresentação da publicação Joalharia Contemporânea em Portugal. Das Vanguardas de 1960 ao Início do Século XXI de Cristina Filipe Sexta, 13 setembro, 18:15 Saber mais