Concerto no Museu

Alfredo Napoleão e Enrique Granados

Slider de Eventos

Os concertos decorrem no primeiro domingo de cada mês, pelas 12h00 no Átrio do Museu e a entrada é livre.

 

Programa

Alfredo Napoleão (1852-1917)        

Suspiros do Tejo op. 38                                                    
Prelúdio e Fuga op. 41                                                      
Lenda da Beira op. 39
Rondo op. 47  

Enrique Granados (1867-1916)

Dança Espanhola nº 5                                                     
Seleções da Suite Goyescas
(Los majos enamorados): 
Quejas o la maja y el ruiseñor (Lamentos ou a maja e o rouxinol)
El fandango de candil (O fandango à luz de candeia)

 

Daniel Cunha – piano

Daniel Cunha é Natural do Porto, obteve em 2011, com distinção, o grau de Doutor em Artes Musicais com Especialização em Piano pela Universidade do Kansas (Estados Unidos) onde trabalhou com Sequeira Costa e onde já obtivera antes, em 2006, o grau de Mestre em Música. Foi um dos últimos discípulos de Sequeira Costa (aluno de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février) tendo recebido deste pianista os mais valiosos conhecimentos pianísticos na tradição da «Era Dourada do Piano».

Iniciou os estudos de piano aos 4 anos na Associação Gambozinos, prosseguindo-os com Norma Silvestre. Concluiu, mais tarde, o Curso Complementar de Piano no Conservatório Regional de Gaia, na classe do Prof. Luís Filipe Sá, e, em seguida, a Licenciatura em Piano na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), na classe do mesmo professor, com as mais elevadas classificações.

Recebeu vários prémios, quando muito jovem, em concursos nacionais, desta-cando-se o 1º prémio no Concurso Helena Sá e Costa. Foi premiado na XVI edição do Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta.
Tem-se apresentado em público com regularidade em salas e festivais de reconhecida relevância cultural em Portugal, nos Estados Unidos e pela Europa, em recitais a solo, em música de câmara e com orquestra, muitos deles radiodifundidos no nosso país e no estrangeiro.

Em 2018 destacaram-se os seguintes concertos: recital de homenagem a Al-fredo Napoleão, 2 de janeiro na Casa da Música; recital a dois pianos com Paulo Oli-veira, 29 de abril nos Dias da Música, CCB e um concerto infantil, no âmbito do Festi-val Cistermúsica, em Alcobaça, onde foi interpretada a obra Memórias de um Burro de Paul Ladmirault numa versão para piano e narração, em conjunto com a atriz Dalila Carmo.

A sua dedicação, nos últimos anos, ao compositor portuense Alfredo Napoleão (1852-1917), que incluiu vários concertos de homenagem por ocasião do centenário da sua morte no ano de 2017, culminou recentemente na gravação de um disco compos-to integralmente por obras a solo deste compositor que irá sair no final de 2018 na emergente editora alemã Decurio. Estão previstos concertos de lançamento do disco entre novembro e dezembro do corrente ano em Vila Nova de Gaia, Porto, Lisboa e Paris. A produção deste disco teve o apoio da Fundação GDA (Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas).

Tem orientado masterclasses em Portugal e nos Estados Unidos. Já foi profes-sor de mestrado no Instituto Piaget, em Viseu. Atualmente é docente na Escola de Música Guilhermina Suggia e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Alguns dos seus alunos têm sido premiados em concursos nacionais e internacionais.