Ciclo de oficinas de fotografia experimental

Fotografia pinhole, cianotipia e papel salgado

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Este é um primeiro ciclo de oficinas de fotografia que consiste numa série de três oficinas sobre técnicas de fotografia experimental, baseadas na obra de diversos autores pioneiros da fotografia, de Anna Atkins a Fox Talbot. Em cada oficina será trabalhada uma técnica específica e produzida uma série de imagens inspiradas no Jardim Gulbenkian que se materializarão em pequenos objectos-livro de diferentes formatos.

Conceção e orientação
Imagerie – Casa das Imagens


SESSÕES

Partindo do estudo das características plásticas da fotografia pinhole intitulada The Onion Field, de George Davison (vencedora de um prémio na exposição anual da Photographic Society of Great Britain em 1890, e considerada uma das primeiras fotografias impressionistas) os participantes nesta oficina serão desafiados a construir a sua própria câmara fotográfica estenopeica e a explorar as suas potencialidades fotografando o Jardim Gulbenkian. Tal como os fotógrafos pictorialistas do final do século XIX e início do século XX, serão explorados os aspetos plásticos da fotografia pinhole na fotografia de paisagem ─ o aspeto difuso (explorado por Davison) ─, as consequências dos longos tempos de exposição, entre outros.

Em 1843, apenas quatro anos após o anúncio oficial da invenção da fotografia Anna Atkins lançou o primeiro tomo da sua obra British Algae: Cyanotype Impressions, no qual trabalhou até 1853. Este projeto ─ no qual a artista (também botânica) registou através da cianotipia todos os espécimes conhecidos de algas das ilhas britânicas ─ foi o primeiro livro ilustrado exclusivamente através de um processo fotográfico, num esforço sustentado para demonstrar que a fotografia podia ser ao mesmo tempo cientificamente útil e esteticamente apelativa, tornando-o numa referência histórica.

Usando a mesma técnica de Anna Atkins ─ a cianotipia ─, na qual uma mistura de químicos sensíveis à luz produz imagens em tons de azul por exposição à radiação UV, os participantes criarão um pequeno álbum de alguns espécimes da flora identificados no Jardim Gulbenkian.

Perseguindo o objetivo de inventar a fotografia, William Henry Fox Talbot começou por experimentar expor espécimes botânicos ao sol sobre folhas de papel preparadas com soluções fotossensíveis, até inventar e aperfeiçoar uma das primeiras técnicas de impressão fotográfica ─ o papel salgado ─, que viria a ser divulgado no seu livro The Pencil of Nature, publicado em 1844. Inspirados pelas suas variadas experimentações, os participantes nesta oficina terão a oportunidade de recolher espécimes botânicos do Jardim Gulbenkian e registar as sombras através do processo inventado por Fox Talbot ─ o papel salgado. As impressões assim obtidas, juntamente com os espécimes que lhe deram origem são por fim incorporadas num “micro-álbum”, uma mistura de herbário e álbum de fotografias.


INFO ADICIONAIS

  • Ponto de encontro na sala 1 do Edifício Sede 
  • Bilhete único para as 3 sessões (ciclo inteiro).