Sara Ferreira é licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, especialista em Medicina Geral e Familiar e Sexóloga pela Sociedade Portuguesa de Sexologia.
Tem desenvolvido atividades ligadas ao ativismo na área da Saúde Sexual e Reprodutiva. Membro fundador da ONG Médicos pela Escolha (2006), esteve envolvida no referendo para a despenalização da interrupção voluntária de gravidez, entre outras iniciativas. Trabalha desde 2016 na ONG “GAT - Grupo Activistas em Tratamento”, no “Espaço Intendente”, dirigido a algumas das populações mais vulneráveis ao VIH.
A par com a Medicina, tornou-se “espectadora profissional” e tenta cultivar o seu gosto pelas artes performativas de forma assídua.
Frequentou o curso de Expressão Dramática do Grupo de Teatro do IST, orientado pelo ator Nicolas Brites em 2009, com quem produziu e interpretou as criações “R.I.P.”, “Nobres Selvagens”, “Zona”, “No Parque”, “A acidez do gomo da laranja”. Participou nas peças de teatro “O pino do Verão” do teatro “O Bando”, e “Vale” de Madalena Vitorino.