Apresentação do livro A História da Arte sem homens, de Katy Hessel
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Auditório 3 Fundação Calouste GulbenkianEm inglês, com tradução simultânea para português e interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
Neste livro, a historiadora de arte, locutora e curadora britânica Katy Hessel apresenta-nos os quadros impressionantes da pintora renascentista Sofonisba Anguissola, as obras radicais do século XX de Harriet Powers, ou a história fascinante da baronesa Von Freytag-Loringhoven, a verdadeira criadora do ready-made.
Desde a Idade de Ouro holandesa, ao impressionante trabalho das artistas latino-americanas do pós-guerra, passando pelas mulheres que estão a definir o conceito de Arte na atualidade, A História da Arte sem homens é uma obra surpreendente que desafia o status quo, com a inclusão de novas formas de arte até aqui ignoradas ou menosprezadas.
Em parceria com a editora Penguin Radom House, a obra será apresentada na Fundação Gulbenkian, com uma conversa entre Hessel e a Diretora Adjunta do CAM, Ana Botella.
Oradores
-
Katy Hessel
Katy Hessel é historiadora de arte, locutora e curadora britânica. Criou e coordena a conta de Instagram @thegreatwomenartists, apresenta e escreve o podcast The Great Women Artists, e apresenta também as Dior Talks — Feminist Art. Tem escrito sobre mulheres artistas para a Vogue britânica e para a Harper’s Bazaar, curou exposições na Galeria Victoria Miro, na Galeria Stephen Friedman e na Galería Kasmin, e coordena a residência anual The Great Women Artists no Palazzo Monti de Brescia. Deu palestras na National Gallery e na Universidade de Cambridge, e escreveu e apresentou documentários sobre arte para a BBC. Em 2021, a Forbes nomeou-a como uma das «30 menores de 30 anos na Arte e na Cultura».
-
Ana Botella
Ana Botella Diez del Corral é uma produtora criativa, programadora e estratega cultural com uma paixão pela mudança institucional. Está atualmente sediada em Lisboa, onde é Diretora Adjunta do CAM. Anteriormente, foi Diretora de Programas na Wellcome Collection de Londres, um museu e biblioteca que questiona a forma como pensamos e sentimos a saúde. Entre 2012 e 2019 foi Diretora de Programa na FACT, a Fundação de Arte e Tecnologia Criativa de Liverpool, e entre 2007 e 2012 foi Diretora de Exposições e Publicações no LABoral Centre for Art and Industrial Creation, uma organização no norte de Espanha centrada na intersecção entre arte, ciência, tecnologia e indústrias criativas.
-
Eurídice Gomes
Eurídice Gomes (Lisboa, 1984) formou-se em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e tem um Mestrado em Edição de Texto pela Faculdade Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Começou a trabalhar em edição em 2007 e é, atualmente, diretora editorial de não-ficção literária e responsável pela coleção Penguin Clássicos no grupo Penguin Random House.
Programa
18:30 / Boas-vindas
18:40 / Introdução e apresentação do livro
18:50 / Conversa
19:20 / Perguntas e respostas
19:30 / Encerramento
Parceria
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.