Academias do Conhecimento

Investir nos jovens que vão fazer a mudança

A Fundação Calouste Gulbenkian lançou, em maio de 2018, as Academias do Conhecimento, num movimento de promoção de competências para que as crianças e jovens de hoje sejam capazes de enfrentar um futuro em rápida mudança. Com este projeto, a Fundação pretende chegar a 10 mil jovens, nos próximos cinco anos, e dotar uma centena de organizações sem fins lucrativos de metodologias e estratégias que, comprovadamente, desenvolvam novas competências num universo de sub-25 anos.

Enquanto projetos sediados em organizações públicas e privadas, sem fins lucrativos, heterogéneas na sua orgânica, dimensão e atividade, cabe às Academias o desafio de promover atividades de âmbito artístico, científico, comunitário, cultural ou desportivo, em áreas tão díspares quanto a educação, a saúde, questões sociais ou tecnológicas, que desenvolvam, nas crianças e jovens com menos de 25 anos, competências como o pensamento crítico, a comunicação, a resiliência, o trabalho em equipa, a superação da frustração, a capacidade de resolver problemas complexos ou a adaptação à mudança. Todas as Academias podem contar com o apoio técnico, financeiro e a mentoria da Fundação Calouste Gulbenkian.

Brochura (489KB) Metodologias de referência

 

Conselho Consultivo

O Conselho Consultivo das Academias Gulbenkian do Conhecimento tem como propósito apoiar a Fundação Calouste Gulbenkian na definição das competências prioritárias que são objeto da intervenção e de metodologias de referência, baseadas em evidência, para a promoção destas mesmas competências em crianças e jovens.

Andreas Schleicher (chairman)

Director for the OECD Directorate for Education and Skills
Special Advisor on Education Policy to the OECD Secretary-General

Inês Relvas

Global Shapers Lisbon Hub, Portugal

Margarida Gaspar de Matos

Professora Catedrática, Saúde Internacional na Faculdade de Motricidade Humana & Instituto de Saúde Ambiental, Universidade de Lisboa, Portugal

Mari Carmen Moreno

Professora Associada, Departamento de Psicologia Evolutiva e Educação, Universidade de Sevilha, Espanha

Pedro Calado

Alto-Comissário para as Migrações, Portugal

Pedro Rosário

Professor Associado, Departamento de Psicologia Aplicada, Universidade do Minho, Portugal

Sofia Ramalho

Vice-Presidente da Ordem dos Psicólogos, Portugal

 

Mais informações: pgconhecimento@gulbenkian.pt